quarta-feira, 13 de julho de 2011

Se eu tivesse o poder para mudar...

Nunca acreditei muito em pesquisas mas, certa vez fui às ruas com uma prancheta e saí a perguntar às pessoas o seguinte: Se você tivesse o poder de mudar algo, o que mudaria? Confesso que num primeiro momento não tinha grandes esperanças de que algo de útil saísse desta enquete, mas para minha surpresa aí está o resultado. Leiam e tirem suas próprias conclusões. Antes que divulgue as respostas convém explicar o critério que usei na escolha e ordem das entrevistas. Como a expectativa de vida hoje está em torno de setenta e cinco anos, decidi começar de forma decrescente dos oitenta anos até por volta dos sete anos de idade ( idade da razão ). A abordagem era sempre informal; começava com uma simples conversa e sem que o entrevistado percebesse colocava a questão central da pesquisa. Então vamos às respostas:
80 Anos - Um senhor chamado Onofre - Se eu tivesse o poder mudaria o valor da minha aposentadoria; recebo uma miséria.
75 Anos - Uma senhora chamada Adélia - Se eu tivesse o poder mudaria as minhas pernas; têm muitas varizes e doem demais.
70 Anos - Uma senhora chamada Glória - Se eu tivesse o poder mudaria o prefeito da minha cidade; o atual nunca pensa nos idosos.
65 Anos - Um senhor chamado Inácio - Se eu tivesse o poder mudaria a data do meu nascimento; nasci dia 2 de novembro.
60 Anos - Um senhor chamado Humberto - Se eu tivesse o poder mudaria de sogra; a minha é uma bruxa.
55 Anos – Uma senhora chamada Vilma – Se eu tivesse o poder mudaria o meu marido; o atual vem apresentando defeito.
50 Anos – Uma senhora chamada Zélia – Se eu tivesse o poder mudaria a minha altura; sou muito baixinha.
45 Anos – Um senhor chamado Alvaro – Se eu tivesse o poder mudaria de emprego; meu chefe é um idiota.
40 Anos – Um homem chamado Roberto – Se eu tivesse o poder mudaria de cidade; onde moro não tem praia.
35 Anos – Uma mulher chamada Lígia – Se eu tivesse o poder mudaria a cor da minha pele; sou muito branca.
30 Anos – Uma mulher chamada Elza – Se eu tivesse o poder mudaria de prédio; onde moro só tem gente feia.
25 Anos – Um homem chamado Cláudio – Se eu tivesse o poder mudaria o técnico do meu time; não ganhamos nada este ano.
20 Anos – Um jovem chamado Júlio – Se eu tivesse o poder mudaria de namorada; a minha pega muito no meu pé.
15 Anos – Uma jovem chamada Marta – Se eu tivesse o poder mudaria de escola; onde estudo, tenho que usar uniforme.
10 Anos – Uma menina chamada Regina – Se eu tivesse o poder mudaria de casa; onde moro não tem piscina.
7 Anos – Um menino chamado Sabedoria – Se eu tivesse o poder não permitiria que os idiotas acima mudassem nada.
Voltei para casa com a minha prancheta cheia de propostas de mudança, sentei-me na varanda e lamentei. Ninguém havia pensado no mundo ou no próximo. Uma geração voltada para o próprio umbigo. Continuo a não acreditar em pesquisas e agora chego a duvidar também das pessoas. Ainda bem que não temos O PODER.

Nenhum comentário:

Poverello de Assis

Oração de são franscisco



Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz !Onde houver ódio, que eu leve o amor, Onde houver ofensa, que eu leve o perdão, Onde houver discórdia, que eu leve a união, Onde houver dúvidas, que eu leve a fé, Onde houver erro, que eu leve a verdade, Onde houver desespero, que eu leve a esperançaOnde houver tristeza, que eu leve a alegria, Onde houver trevas, que eu leve a luz. Mestre, fazei que eu procure mais consolar que ser consolado, compreender que ser compreendido, amar que ser amado, Pois é dando que se recebe é perdoando que se é perdoado e é morrendo que se vive para a VIDA ETERNA !


Esta oração foi feita após o pedido de clemência do papa Inocêncio III "arrependido" pelas cruzadas e muito enfermo. Francisco, duvidando de seu arrependimento, fora chamado a atenção pelo Pai pedindo piedade ao agonizante. São Francisco atendeu o pedido, admitindo humildemente sua ignorância.