quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Sinais da Maturidade

Hoje vamos refletir um pouco sobre os sinais da maturidade em nossas vidas. Para alguns pode parecer um pouco prematura esta reflexão, mas para outros ela é mais do que oportuna. Quantos de nós ao longo da vida não ouvimos inúmeras vezes a seguinte frase: “Você ainda é imaturo; um dia irá compreender o que eu estou falando”. Isso nós causou por certo muita irritação – vontade mesmo de explodir. Amigos, o mais incrível de tudo isso é que eles tinham razão. Quanto você começa a perceber os sinais de maturidade em sua vida tudo se torna mais claro. De todos os sinais que começamos a perceber um se destaca em minha opinião; a capacidade de ponderação. Para ajudar precisamos saber a abrangência deste verbo: Significado de Ponderar - v.t. Avaliar, estudar, pesar; apreciar, examinar; expor, observar, considerar. V.i. Meditar, refletir. O que parecia simples se torna complexo; como ter capacidade para articular todas essas ações sem um mínimo de experiência de vida? A verdade é que não há motivos para desesperar, pois no tempo certo tudo vai se encaixando e se resolvendo. Ainda é verdade também que muitos amadurecem mais cedo do que a média. A depender das condições de vida – nível de exigência imposta pela vida; somos levados a queimar algumas etapas e crescemos prematuramente. Que bom isso. Amigos o que gostaria de lembrar e acho muito relevante neste processo são os desafios e inimigos a vencer para se avançar rumo à maturidade. A ajuda para entender o que se passa vem de um filósofo alemão – Nietzsche; que nos alerta: “O inimigo mais poderoso que você irá encontrar será você mesmo”. Na medida em que conseguimos vencer nossos melindres, orgulhos e paradigmas, daremos abertura para a chegada da maturidade e não pensem que isso será fácil. Haverá muita briga interior e até certa revolta mesmo. Eu confesso que não sofri muito com este processo, mas conheci amigos que penaram muito. Sobretudo àqueles de personalidades mais fortes. A certa altura da vida nos lembraremos e acharemos graça de alguns episódios onde agimos como se não houvesse outra verdade senão à nossa. Mais à frente, perceberemos o quão gratificante é perceber que crescemos e até contribuímos com o crescimento dos outros seja com a nossa presença seja com nossas opiniões. Hoje tenho certeza que foi uma boa espera. Viva intensamente tudo, observe atentamente à sua volta, não se permita queimar etapas e seja, sobretudo paciente. E seja feliz.

Nenhum comentário:

Poverello de Assis

Oração de são franscisco



Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz !Onde houver ódio, que eu leve o amor, Onde houver ofensa, que eu leve o perdão, Onde houver discórdia, que eu leve a união, Onde houver dúvidas, que eu leve a fé, Onde houver erro, que eu leve a verdade, Onde houver desespero, que eu leve a esperançaOnde houver tristeza, que eu leve a alegria, Onde houver trevas, que eu leve a luz. Mestre, fazei que eu procure mais consolar que ser consolado, compreender que ser compreendido, amar que ser amado, Pois é dando que se recebe é perdoando que se é perdoado e é morrendo que se vive para a VIDA ETERNA !


Esta oração foi feita após o pedido de clemência do papa Inocêncio III "arrependido" pelas cruzadas e muito enfermo. Francisco, duvidando de seu arrependimento, fora chamado a atenção pelo Pai pedindo piedade ao agonizante. São Francisco atendeu o pedido, admitindo humildemente sua ignorância.