segunda-feira, 2 de junho de 2014

GETÚLIO - 1930 / 1945 O LIVRO

Estou lendo agora o livro de Lira Neto sobre o ex-presidente Getúlio Vargas. Da trilogia, comecei pelo período intermediário. Curiosidade sempre tive em relação a este personagem da história contemporânea. Na escola pouco aprendi sobre ele até porque na infância em pleno regime militar esse camarada parece que não era muito bem visto. Agora a um terço do livro já posso me arriscar algum sentimento em relação a figura deste gaúcho tão polêmico e ao mesmo tempo tão admirado por alguns. Política por politica parece que nada mudou; a mesmo patifaria de sempre - o toma lá dá cá de sempre. Moral e ética nenhuma! Estou lendo Getúlio para identificar o que de fato ele deixou como legado à classe trabalhadora do Brasil. Isso é motivo e bandeira de campanha até hoje pelos "trabalhistas de plantão". Já sei que em 1932 foi ele quem autorizou a organização dos Sindicatos de Classe - trabalhadores e patrões. Na época um grande avanço, hoje tenho minhas dúvidas pra que realmente servem. Vou continuar minha leitura, ao longo da caminhada vou comentando com vocês o que julgar oportuno e relevante.

Nenhum comentário:

Poverello de Assis

Oração de são franscisco



Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz !Onde houver ódio, que eu leve o amor, Onde houver ofensa, que eu leve o perdão, Onde houver discórdia, que eu leve a união, Onde houver dúvidas, que eu leve a fé, Onde houver erro, que eu leve a verdade, Onde houver desespero, que eu leve a esperançaOnde houver tristeza, que eu leve a alegria, Onde houver trevas, que eu leve a luz. Mestre, fazei que eu procure mais consolar que ser consolado, compreender que ser compreendido, amar que ser amado, Pois é dando que se recebe é perdoando que se é perdoado e é morrendo que se vive para a VIDA ETERNA !


Esta oração foi feita após o pedido de clemência do papa Inocêncio III "arrependido" pelas cruzadas e muito enfermo. Francisco, duvidando de seu arrependimento, fora chamado a atenção pelo Pai pedindo piedade ao agonizante. São Francisco atendeu o pedido, admitindo humildemente sua ignorância.