sábado, 13 de junho de 2009

Você Pra Mim É Problema Seu!


Certa vez, conversando com meu ex-chefe, falávamos sobre as pessoas que normalmente nos dão muito trabalho; e os motivos são os mais variados possíveis. Ele então me contou que teria lido num adesivo, destes que colamos em nossos carros a seguinte frase: "Você pra mim é problema seu!". A partir daí, disse ele, adoto esta frase para algumas situações e pessoas. Confesso que num primeiro momento achei a tal frase um tanto estranha senão a personificação do egoísmo humano. Dias depois me deparei com uma situação em que tentava ajudar certa pessoa que prefire não mencionar aqui. O fato era, que apesar de todas as tentativas de orientá-la segundo meu juizo da situação é claro, ela insistia em não acolher minhas reflexões e complicava-se cada vez mais. A partir desta data decidi colocar num pequeno mural que mantenho em minha sala de trabalha a tal frase. Não preciso dizer que muitos que lá entram, estranham e às vezes até se arriscam a contestar aquela idéia como se fosse eu o autor da mesma. A verdade é que eu acabo muitas vezes, defendendo aquela máxima tentando explicar o inexplicável. Você caro leitor, já parou para refletir sobre esta questão da relação que temos com outras pessoas sejam elas entes queridos, amigos íntimos ou até mesmo estranhaos que cruzam o nosso caminho? Quantas vezes se viu tentado ajudar alguém que na verdade parece não querer ajuda mas sim aborrecê-lo com seus problemas?
Que devemos ser solidários, generosos e até amigos mesmos, isso não temos dúvidas. O que às vezes nos incomoda é a resistência de muitos. Quão gratificante é sentar-se ao lado de alguém que pede nossa ajuda - às vezes um simples conselho - e perceber que fomos úteis! Já lidaram com uma pessoa que te trás um problema torcendo para que você se perca nele como se fosse sem solução ou que somente ela é portadora deste mesma dificuldade? Já chega dizendo que não há solução - nem a morte resolve, arriscam elas. Tem um ambiente que é sem dúvida muito propício a estas situações - onde trabalhamos! Lá, permancemos boa parte de nossas vidas e invariavelmente carregamos solidariamente os problemas uns dos outras - não há como escapar desta dinâmica. Ninguém sai ileso. Quando você menos esperar lá estará você envolvido até o pescoço no problema dos outros. Se der sorte de se deparar com o problema de alguém equilibrado que de fato esteja querendo se livrar daquela encrenca, ótimo, mas se for o contrário vai desejar dizer a tal pessoa : Você pra mim é problema seu! E aí eu lhe pergunto; quem poderá julgá-lo mal.

Um comentário:

micaela disse...

Eu concordo: excesso de solidariedade para com os outros pode significar egoísmo para consigo mesmo. As vezes, as pessoas nos absorvem com seus problemas, vão "despejando" tudo em cima de nós... E podemos nos sentir sufocados com isso. Ah se eu pudesse dizer a algumas pessoas: "Você é dona da sua vida! Primeiro pare e pense no que quer e depois venha discutir comigo. Não espere que eu decida por você!". Como não posso, faço o que esta ao meu alcance: desempenho bem o meu papel de boa ouvinte...

Poverello de Assis

Oração de são franscisco



Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz !Onde houver ódio, que eu leve o amor, Onde houver ofensa, que eu leve o perdão, Onde houver discórdia, que eu leve a união, Onde houver dúvidas, que eu leve a fé, Onde houver erro, que eu leve a verdade, Onde houver desespero, que eu leve a esperançaOnde houver tristeza, que eu leve a alegria, Onde houver trevas, que eu leve a luz. Mestre, fazei que eu procure mais consolar que ser consolado, compreender que ser compreendido, amar que ser amado, Pois é dando que se recebe é perdoando que se é perdoado e é morrendo que se vive para a VIDA ETERNA !


Esta oração foi feita após o pedido de clemência do papa Inocêncio III "arrependido" pelas cruzadas e muito enfermo. Francisco, duvidando de seu arrependimento, fora chamado a atenção pelo Pai pedindo piedade ao agonizante. São Francisco atendeu o pedido, admitindo humildemente sua ignorância.

Às vezes nos limitamos a reclamar da vida - vejam um exemplo de superação.

Loading...
Ocorreu um erro neste gadget