quarta-feira, 10 de junho de 2009

Reconsideração Literária...

Lembram-se de que eu havia dito não recomendar a leitura do livro O Peregrino de John Bunyan? Pois bem, quero reconsiderar minha opinião. Acabo de ler o livro e assistir o filme baseado no mesmo livro. Temos que reconhecer tratar-se de grande imaginação por parte do autor. Ele usou inúmeras citações Bíblicas para construir a caminhada do personagem Cristão em direção a cidade celestial. É bem verdade - vejo desta forma - que há, mesmo que de forma velada uma presunção do autor que exclui muitos da tal peregrinação. Como ex-membro da Igreja Anglicana e agora lider de igreja independente, acaba passando para o papel um sentimento muito comum aos "crentes"; somente eles serão salvos e ponto final. Como catequese, até poderia ser usado mas com muita ponderação e cuidado. Agora acho sim que deve ser lido por aqueles que se interessam pelas coisas relacionadas a fé cristã. Seja lá quem foi este homem, por certo tinha vontade de acertar e demonstrou inteligência ao construir este roteiro onde descortinou diante dos leitores muitas das revelações e fundamentos da fé cristã.

Nenhum comentário:

Poverello de Assis

Oração de são franscisco



Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz !Onde houver ódio, que eu leve o amor, Onde houver ofensa, que eu leve o perdão, Onde houver discórdia, que eu leve a união, Onde houver dúvidas, que eu leve a fé, Onde houver erro, que eu leve a verdade, Onde houver desespero, que eu leve a esperançaOnde houver tristeza, que eu leve a alegria, Onde houver trevas, que eu leve a luz. Mestre, fazei que eu procure mais consolar que ser consolado, compreender que ser compreendido, amar que ser amado, Pois é dando que se recebe é perdoando que se é perdoado e é morrendo que se vive para a VIDA ETERNA !


Esta oração foi feita após o pedido de clemência do papa Inocêncio III "arrependido" pelas cruzadas e muito enfermo. Francisco, duvidando de seu arrependimento, fora chamado a atenção pelo Pai pedindo piedade ao agonizante. São Francisco atendeu o pedido, admitindo humildemente sua ignorância.

Às vezes nos limitamos a reclamar da vida - vejam um exemplo de superação.

Loading...
Ocorreu um erro neste gadget